Em 01 de junho de 2017, aconteceu uma grande tragédia no local onde funcionava o Lar Santa Isabel, onde, devido ao incêndio, houve o falecimento de duas idosas: Silvonia Borré e Alzira Melo dos Santos.
O local ficou completamente destruído pela ação no fogo e ao mesmo tempo que o fogo destruía, transparecia, com grande força em toda a comunidade de Vacaria e região, o espírito de solidariedade para ajudar os idosos em suas necessidades urgentes, bem como para reerguer UM NOVO LAR.
No mesmo dia foi montada uma comissão para que direcionasse toda essa solidariedade, dando-se prioridade a encontrar um local urgente para acomodar os idosos, com mantimentos suficientes e o maior conforto possível. O que foi conseguido em poucas horas, sendo os idosos alocados nas instalações da empresa CENTRONOR.
Mantimentos, roupas e móveis em poucos dias de mobilização da população após o incêndio, foi conseguido para um grande período e em abundância.
Em um segundo e terceiro passo, mas concomitante ao primeiro narrado acima, foi iniciada a busca de um Lar provisório e de recursos para a reconstrução do Lar Santa Isabel no mesmo lugar onde funcionava.
Após alguns dias, foi definido onde seria o lar provisório que ficariam os idosos até a reconstrução do novo. As obras de adaptação duraram 30 dias, e no dia 19 de julho os idosos foram transferidos para um ambiente acolhedor e dito por muitos deles igual, ou melhor, ao antigo Lar Santa Isabel.
Quanto a RECONSTRUÇÃO, no mesmo dia da tragédia começou a campanha de arrecadação de verbas com a abertura de uma conta corrente e a prontidão de arquitetas da cidade em ajudar na elaboração do projeto do novo LAR.
Já três dias após ao fato, o Ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra entrou em contato com o Promotor de Justiça Luís Augusto Gonçalves Costa, que faz parte da comissão, e comunicou, após ver a grande mobilização da comunidade e a tragédia acontecida, que o Governo Federal estava disponibilizando 900 mil reais para a reconstrução do Asilo.
Por outro lado, a Câmara de Vereadores de Vacaria aprovou o repasse de 400 mil reais para ser reerguido o novo lar.
Em 22 de junho de 2017, as arquitetas Gabriela Brito, Amanda Córdova, Geovana Pagno e Marília Verza apresentaram o vídeo do pré-projeto do novo Lar Santa Isabel.
O Governador do Estado, José Ivo Sartori, no dia 07 de julho de 2017, comunicou que o Banrisul estaria destinando, via Fundo do Idoso, 500 mil reais para a reconstrução.
Com esses valores, a doação de empresas locais e de fora sensibilizadas pelo ocorrido, bem como a doação da comunidade, no dia 12 de julho a comissão comunicou a todos que tinha sido atingido o valor necessário para a reconstrução do novo Asilo Santa Isabel.
Começava agora a primeira fase de tramitação do projeto para liberação dos recursos federais, o que demorou aproximadamente 60 dias.
Após, iniciou-se a elaboração do projeto de forma integral para aprovação na Caixa Federal pelas arquitetas, as quais fizeram de forma voluntaria, e finalizaram em fevereiro de 2018, sendo entregue na Prefeitura Municipal para ajustes, antes de ser enviado para a Caixa Federal.
Enviado à Caixa Federal, após profunda análise, o projeto foi aprovado em 13 de junho de 2018, orçado em mais de 2 milhões de reais.

Confira matéria publicada no Jornal Correio Vacariense:

Matéria Asilo Santa Isabel no Jornal Correio Vacariense

Apoiadores: